Saiba porque o prato Sintesi é a melhor opção de comedouro para frangos de corte
O comedouro automático Sintesi oferece as melhores soluções para a criação de proteína animal e altas taxas de conversão alimentar
Postado em 17 de junho de 2021
Compartilhar
A- A A+

A ração é um aspecto de grande importância econômica na criação de aves comerciais não só porque é o principal responsável pela resposta de crescimento das aves, pois permite que as aves expressem seu potencial genético, mas principalmente porque representa o maior custo no ciclo de produção.

Na criação de frango de corte a taxa de conversão alimentar (CA) é um indicador do desempenho do manejo e também do lucro a um dado custo da ração. Como esses custos representam 60 - 70% do custo total da produção do frango de corte, a conversão eficiente da ração em peso vivo é essencial para a lucratividade, e pequenas mudanças na taxa de conversão alimentar independentemente do preço da ração pode representar um impacto substancial nas margens financeiras da agroindústria e do avicultor.

Isso significa ser imprescindível termos excelentes formulações para buscarmos o melhor desempenho do frango, onde a conversão alimentar seja a melhor possível. Mas apenas isso não basta, é preciso tratar a ração com cuidado e fornece-la de forma que a absorção dos nutrientes nela fornecidos sejam absorvidos pela ave em sua totalidade.

A conversão alimentar em peso vivo é um processo complexo e a causa de uma boa ou má taxa de conversão normalmente envolve vários fatores os quais podem ser classificados em três frentes:

 

QUALIDADE DA RAÇÃO:

- Qualidade dos ingredientes utilizados

- Processos de fabricação

- Forma física da ração (qualidade de pellet)

- Programas de alimentação

 

SAÚDE:

- Manejo do lote

- Vacinação

- Ambiente livre de infecção

- Biossegurança

- Doenças

 

MANEJO:

- Incubadora

- Temperatura

- Manejo da água

- Manejo da ração

- Ventilação


Neste estudo trazemos informações a respeito do sucesso obtido no manejo de ração com a utilização do prato de comedouro automático Sintesi Avioeste.

Durante o transporte e a distribuição de ração, pode ocorrer a segregação dos seus elementos constituintes, principalmente se for de baixa qualidade. Isso pode ter como consequência a formação de finas partículas na base do comedouro. Se há uma quantidade grande de ração, em um prato convencionalmente grande, ocorrerá a movimentação da ração presente no prato e uma grande segregação de finos ficará no fundo do prato, sendo que isto ocorre com menor frequência no prato de comedouro Síntese, pois o mesmo está constantemente disponibilizando menores quantidades de ração a cada acionamento do sistema de transporte da ração (sistema de helicoide).

O Prato Sintesi Original é fabricado em polipropileno de alta densidade e com proteção anti-UV; possui um sistema de fechamento individual que evita a decida de ração aos pratos que não serão usados na fase inicial; contempla regulagem da distribuição de ração de forma coletiva; é de fácil limpeza, regulagem e manejo; os acionamentos frequentes incentivam o consumo de ração de forma contínua; o pouco volume de ração no prato oferece alimento sempre limpo e novo; além é claro de ser de fácil acesso aos pintinhos desde o primeiro dia e ser de fácil limpeza durante o intervalo de lote.

 

Embora a maioria das pesquisas sobre o comportamento alimentar das aves têm abordado índices de produtividade e respostas fisiológicas das aves, é muito importante considerarmos características sociais envolvidas no processo de alimentação das aves.

É de conhecimento técnico que existem hierarquias no convívio social das aves.

Quando as aves se encontram em bandos, como é no caso de um aviário, as aves dominantes estarão sempre tendo acesso primeiramente à fonte de alimentação (isto após o início de iluminamento do aviário, seja por meio de uso de iluminação natural ou artificial). Ocorrendo isto, as aves dominantes podem prejudicar o acesso aos comedouros por partes das outras aves.

Quando utilizamos como fonte de fornecimento de ração pratos comedouros grandes convencionais permitimos que uma grande quantidade de ração esteja disponível, sendo que as aves tenderão a se alimentar mais lentamente, pois percebem que o alimento está ali exposto sem nenhuma possibilidade de “acabar rapidamente”. Psicologicamente isto faz com que as aves dominantes, as quais chegam primeiro aos comedouros, se alimentem mais devagar podendo até mesmo sentar/deitar em frente aos comedouros enquanto se alimentam, prejudicando muito o acesso às outras aves até os comedouros.

Quando se utiliza o prato de comedouro Sintesi para fornecimento de ração às aves, devido sua menor disponibilidade “instantânea” de ração, as aves que primeiro chegam aos comedouros tenderão a se alimentar mais rapidamente, pois estas compreendem que existe uma “escassez” de alimento, e se retirarão mais depressa de frente dos comedouros, permitindo assim que outras aves possam chegar com facilidade até os comedouros.

Sendo automático o sistema de alimentação, não ocorrerá falta de oferta de ração, pois quanto mais as aves se alimentam mais o sistema de transporte de ração entregará a ração fresca no prato de comedouro, permitindo assim que todas as aves tenham acesso fácil a uma ração fresca de alta qualidade.

Não haverá problema algum neste novo “ritmo” de alimentação das aves, pois o frango se alimenta com maiores ou menores quantidades de alimento ingeridos em cada ida ao comedouro, conforme a maior ou menor disponibilidade de alimento. Supondo que o alimento precisa ser ingerido mais rapidamente a ave irá ingerir maiores quantidades de alimento em cada ida ao comedouro, permitindo assim que ela se alimente de forma correta consumindo a quantidade necessária que precisa para seu bom crescimento obtendo assim bons índices de conversão alimentar.

O desperdício de ração no processo de alimentação das aves é um fator que prejudica grandemente uma boa conversão alimentar. Para não ocorrer tal desperdício o prato de comedouro Sintesi permite que se trabalhe com regulagens específicas para cada fase de crescimento do frango fornecendo boas quantidades de alimento e favorecendo o melhor aproveitamento no consumo da ração.

Desde seu lançamento no mercado há mais de dez anos, o prato de comedouro Síntese tem se mostrado satisfatório em campo, devido seu fácil manejo, fácil manutenção e por proporcionar ótimos valores de conversão alimentar.

Por não possuir grades divisórias o prato de comedouro Sintesi permite fácil acesso às aves, além de diminuir o impacto de barreiras físicas que podem prejudicar o acesso das aves aos comedouros, não ocorrendo desconforto visual às aves permitindo que as mesmas possam ter uma boa visão do que ocorre á sua volta mesmo em momentos em que estão se alimentando nos pratos.

 

Comentários
Últimos Posts